quinta-feira, 21 de julho de 2011

Necessário para.... Viver I

Como já dizia Milton Nascimento, em Canção da América, "Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração... Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam "não"." 


Há alguns anos, eu perdi um grande amigo, que se foi cedo. Lembro da homenagem que "nós" amigos fizemos durante sua missa de 7° dia. Eu li um lindo texto de despedida, que eu mesma escrevi e ao final, cantamos a música do Milton Nascimento. Todos se emocionaram e todas às vezes que lembro deste momento tenho vontade de chorar.
Me arrependo até hoje, de nunca ter dito ao Raphael, vulgo "Cabeça", como ele era importante na minha vida e que ele também fazia parte da minha história.
Lembro-me de vários momentos onde todos os amigos se reuniam em minha casa, muitas vezes para não fazer nada! Apenas pelo prazer de estarmos todos juntos. 
Não só ele, mas todos os outros me ajudaram a escrever uma parte importante da minha história.


Nossas vidas seguiram caminhos diferentes, mas nem por isso não lembro com carinho de cada um deles (Jú, Carol, Bia, Priscila, Nicholas, Rapha, Ryu, Clesinho, Leandro... e muitos outros)


Hoje, os amigos mudaram.... alguns voltaram, outros são novos, do trabalho, são amigos dos amigos, da pós ou até mesmo amigos do meu namorado, mas nenhum menos importante que o outro. 


  
Hoje, não meço palavras de carinho ao falar com os meus amigos e dos meus amigos!
Cada um deles tem um cantinho especial em meu coração.


Como diz um trecho do texto "O Menestrel", de William Shakespeare, nós "Aprendemos que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. 

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos."


É por isso que hoje, eu faço esta homenagem à família que EU escolhi! Sim, são os meus amigos! São poucos, porém, dignos de serem chamados de AMIGOS!
Não preciso de status, dinheiro, nada.... para tê-los ao meu lado, basta ser eu mesma!
Amizade verdadeira acontece quando o carinho é mútuo, sem que um precise se doar mais que o outro para que a amizade permaneça.
Não preciso vê-los todos os dias, basta ele saber que quando precisar eu estarei ali, ao lado, às vezes sem pronunciar uma única palavra, apenas abraçá-lo e segurar sua mão.
Amigo é isso.... não precisa de provas de amizade, apenas acontece, sem forçar... espontaneamente!


Agradeço de coração àqueles que fazem parte da minha vida, que a cada dia escrevem mais uma linha desse meu livro, que é a minha vida!


Em especial: Renata Nunes, Fabiana Grosso, Simone Motta, Rosana Grosso, Meg Miranda, Caroline Katagi, Kenia Cardoso, Cinthia Ribeiro, Fernanda Costa, Camilla Cunha, Paty Fernandes, Eduardo Barros, André Viriato, Bruno Pereira, Juliana Travassos e meu namorado, Raphael Alô. 








"Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar."



Um dia, acredito que vou encontrá-lo e poderei dizer "Rapha, você foi um grande amigo!"



Eu amo meus amigos!!!

Beijos,
Tici

10 comentários:

  1. minha filha vc me fez chorar com esse texto tão lindo e a mensagem falando do Raphael..(Cabeça) lembro bem de tudo que vc mencionou, uma vida longa poderia ter tido e estar ao nosso lado mais ele com certeza está dentro do coração de cada um que o tinha como AMIGO. A verdade é que podemos contar nos dedos os verdadeiros amigos sem ser os da família pq família é sim uma verdadeira amizade, filhos, pai, mãe, irmãos.... Comemorei ontem tb o dia do amigo e com uma amiga que não via há algum tempo Jaqueline "a Jack Costeau" como a chamamos hahahahah custou o q Jack hahahaha foi mto bom mesmo mais ficaram algumas amigas de fora pois não puderam estar presentes mais estavam em coração e pensamento.Estavam Georgia, Jack e Roberta, ausentes Sandra, Rosangela, Flávia, Chris, Julio, Ricardo, Monica, Artur e outras...e eu posso dizer eu tenho amigos alguns mais tenho.
    Tici parabéns mais uma vez pelo seu texto vc a cada dia se supera.. Parabéns!!! Te amo!!!!
    mãe

    ResponderExcluir
  2. è muito triste perder alguém, principalmente um amigo, há pouco também perdi um Renato Villar anos de amizade foi meu padrinho de casamento mais ele sabe que ficou no meu coração pois amigo vivo ou morto a gente guarda para sempre.
    bjs
    Mãe

    (não sei como colocar meu nome parte de cima)

    ResponderExcluir
  3. Eeeee, estou em quase todas também!!!! rs Por que será, né?!

    Amiga, foi muito bom te conhecer, e ver que nossa amizade foi instantânea, e em muito pouco tempo se tornou indispensável.

    Te amooo!!!!!


    Beijos!!!
    http://fabi-inlovewith.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Eu sou lindo !! vlw pelo carinho .. sabe q e reciprocal weeee bj .

    ResponderExcluir
  5. Viu Bia, pq será né, que vc está em quase tds as fotos?! uahaahahah
    E concordo com as suas palavras!!! Sua amizade é indispensável!!

    Flufiiii!!!
    viu como não te esqueço!!! ainda mais agora com o Whatsapp!!! auahhaha

    e mãe, não entrei no mérito de amigos-família, pq é covardia!!! auhahaha família é sem comparação! independente dos problemas...
    meus irmãos, vc, meu pai e a vó sempre serão os meus melhores amigos!!!


    beijos

    Tici

    ResponderExcluir
  6. Que bonito moo, adorei, de fato amigos são nossa afinidade maior. O mais importante é respeitar sempre....

    ResponderExcluir
  7. To comentando aqui sendo obrigado... Porque ela não me citou, mas na hora de ter que comentar vc lembra e me chama né Tici?

    Euuuu que você sempre procurou quando tinha um drama para contar e precisava de um grande conselho de amigo e eu sempre falava "se mata"?

    Euuuu que sempre te apoiei e dei maior força e te motivava fazendo inveja em vc dizendo que dei 15 voltas na vila olimpica quando vc só conseguia 5? (A proósito fiquei parado + de 1 mês, voltei do ZERO e dei 10 voltas).

    Euuuu que sempre estive ao seu lado nos bons e maus momentos, até quando ripa na chulipa não ripava mais?

    Euuu que tinha que aturar papos que nem me interessavam como tétété, insensata choração, macarrão, falidolos, a roça e Big Bosta Brasil?

    Que te dei tanta confiança e passei o celular logo de cara? (Lembra dessa?)


    Que enxuguei milhares de lágrimas e no processo assoei meleca do teu nariz e gastei uma fortuna em lenços no processo?

    Que tô sempre aí qdo vc precisa, a um "Gilson Junior está online" de distância?

    E depois de tudo isso não tive sequer uma citaçãozinha no post dos amigos??

    Euuu que te ajudo desde pequenininho???

    Falta de consideração heinnnn Tici???

    Taí, tá comentado aiuhauhuahuahauhau

    ResponderExcluir
  8. Rindo horrores Gilson!!!! uahahahaha

    só vc mesmo!!!!
    Inveja da corrida vc me causou mesmo!!!! rs

    Mesmo não tendo lhe citado, como vários outros tb, não é por causa disso que vc é menos importante que os citados!!! rs

    vc é quem me atura na net na madrugada, é quem me perturba e é xingado quando me zoa com o Fluminense.... então, vc é lembrado sim, tá!!! rs


    beijos e feliz dia do amigo!!!

    Tici

    ResponderExcluir
  9. Oi Tici,
    (essa é a segunda tentativa de postar o comentário, vamos lá) Sou amiga da sua mãe, de infância, estudamos juntas no Filgueiras e fiquei emocionada com o texto sobre os amigos, alguns de nossos amigos também partiram, precocemente, do nosso convívio, sentimos falta deles, mas o bom é que conseguimos reunir muitos deles, que não víamos há 30 anos + ou -, foi muito bom. Beijos e parabéns pelo Blog. Martha Nery

    ResponderExcluir
  10. iiiiiiiiiiiiiiiiiii vim aqui fuxicar,,,, Re falou que eu fui citada aqui vim correndo... curiosaaaaaaaaaaaaa... mas realmente esta excelente blog... felicidades mil Ticiane, te admiro muito, beijos Chris

    ResponderExcluir