segunda-feira, 11 de julho de 2011

Necessário para.... Ser Carioca



O Rio de Janeiro é de fato um lugar privilegiado! Uma beleza imensurável!
Nós temos praias para aqueles dias radiantes de verão e montanhas, para quem gosta de curtir um friozinho.
Eu, como carioca, não conheço todos os pontos turísticos da minha cidade, seja por falta de tempo ou porque sou de uma geração que não sabe sair do shopping. Mas esse ano, resolvi mudar! rs

Tem coisa melhor que um passeio lindo ao ar livre?! Acho que não, né!
Começamos a nossa (porque meu namorado, Raphael Alô, também está incluído) peregrinação "Conhecendo o Rio", pelo Dia dos Namorados!
Um maravilhoso café da manhã no Parque Henrique Lage, mais conhecido como Parque Lage.
O local é público e a entrada gratuita, uma ótima pedida para quem tem crianças e deseja passar uma bela tarde ao ar livre e quem sabe fazer um piquenique em família.


Para quem deseja conhecer a história do belo casarão aos pés do morro do Corcovado seguem os links do Wikipédia e do Parque Lage


Nosso próximo ponto turístico do "Conhecendo o Rio" é o lugar mais belo e relaxante que já conheci, o Pão de Açúcar.


Todas às vezes que me recordo daquelas maravilhosas imagens me pergunto: "Porque não conheci esse lugar sensacional antes?". Então, lembro da grande importância que este momento foi para minha vida, a superação do medo de altura! Tudo bem que durante a subida e descida eu tenha olhado para o visual, que por sinal é deslumbrante, e nunca para baixo!! rs  
E também não é por causa disso é que vou sair me aventurando em pular de bungee jumping ou voar de asa delta, ainda não!!! rs

Quem quiser aproveitar as belas vistas que o local proporciona deve visitá-lo em dias de sol, subir antes ou logo após o almoço e ficar até o entardecer. Assim, você terá visões privilegiadas dos mais belos cartões postais da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico "Dedo de Deus". 
Mas infelizmente o passeio não é acessível a toda população, pois o valor de R$ 53,00 por pessoa ainda assusta muitos cariocas.  

Segue o link do Pão de Açúcar para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o local.








Fechando esse primeiro post sobre a  minha série "Conhecendo o Rio", o Corcovado ou o Cristo Redentor, que em 2007, foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo. E agora eu sei porque! 
Essa não foi a primeira vez que vou ao Corcovado, mas como na época eu era muito pequena, resolvi ir novamente.















A visitação também é paga, um pouco mais barato que no Pão de Açúcar, mas por R$ 25,75 vale a pena assistir ao mais belo pôr do Sol da cidade. 
E um lembrete para quem quiser ficar até à noite e ver as luzes da cidade ascenderem: levem casaco!!!











Para os interessados, segue o link do Corcovado 
  
O mais necessário para ser carioca, não é nascer no Rio, mas sim respeitar a beleza da cidade, preservando os locais que visitamos. Muitas pessoas ainda não são conscientes que precisamos seguir regras em determinados locais. Ontem, ao logo de todo o parque, haviam placas proibindo alimentar os animais e mesmo com os alertas, várias pessoas, principalmente crianças, jogavam doces, frutas, para os animais que circulavam na reserva florestal.
O respeito deve acontecer em todos os lugares. Nas praias, os banhistas não devem largar o lixo nas areias; não jogar lixo nas ruas e muitos outros desrespeitos que ocorrem todos os dias na cidade, e o que é pior,  por nós cariocas.

Em breve novos post sobre "Conhecendo o Rio", pois já estou articulando com as minhas amigas Isaura e Fabiana Grosso outras visitinhas à lugares especiais no Rio.

E pra você, o que é necessário para ser carioca?!


beijos,
Tici

12 comentários:

  1. Esqueceu de falar que dá para ir ao Morro da Urca (o morro menor) pela trilha. É de graça, e ainda é um bom exercício e dá mais prazer ao chegar lá em cima, porque como a subida é cansativa ao chegar lá em cima vem a recompensa.

    ResponderExcluir
  2. AAAh,adorei! Sabia que o próximo post seria em relação aos nossos passeios hahaha. Fotos lindas tb! O Rio é MTO lindo e que bom que estamos podendo conhece-lo melhor. Qual nossa próxima parada? rsrsrs beijos!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, esqueci desse detalhe! Bem lembrado, Gilson!!

    obrigada

    Beijos
    Tici

    ResponderExcluir
  4. Kinha,

    estamos planejando as nossas próximas paradas!!
    Uma amiga deu a sugestão no face!!
    Provavelmente será nosso próximo passeio!!!

    Fotos lindas! Pena que houve o desencontro no Cristo!! Mas fechamos bem à noite!!! rs

    beijos
    Tici

    ResponderExcluir
  5. AMEI!!!
    O nosso café da manhã no Parque Laja foi maravilhoso, pretendo voltar num dia menos cheio.
    O Cristo e Pão de Açúcar estão na minha agenda como passeios a fazer, o mais rápido possível de preferencia. Fora todos os outros lugares que separei para tomar café da manhã... não é que gostei desse negócio, rsrs

    Um lugar que tenho muita vontade de conhecer, que deve ser maravilhoso também, é o Teatro Municipal. Quem sabe na minha próxima ida ao Centro...

    Beijos!!!!

    http://fabi-inlovewith.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ticy!

    Muito bom esse post. Estou doida para voltar nesses pontos turísticos, pois nem lembro mais a última vez que fui...
    Adorei! Parabéns pelo blog.

    Bjs Deb
    www.adoroachados.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana Tici!!!!! Show de bola!! Olha pra aumentar suas informações é bom lembrar q em época de baixa temporada existe "o carioquinha" onde pagamos 50% do valor , me parece q a baixa temporada terminou agora em 30/06 e é válido para muitos pontos turisticos!!

    ResponderExcluir
  8. OLA!!
    Gente não podemos esquecer do jardim botânico,e no centro da cidade tbm tem coisas bem interessantes,com bem lembrou Fabiana grosso o teatro municipal,o centro cultural do Banco do Brasil,que é bastante bacana.
    bjos!!

    ResponderExcluir
  9. O Trajeto no Centro da Cidade, como a Praça XV, as igrejas, o Centro Cultural do Banco do Brasil e a Casa França, eu já conheço e super recomendo!!!
    Sempre tem exposições legais!!
    A última vez que estive na Casa França foi para a exposição Brasil 500!!! Foi muito bom!!!

    Na verdade, no Rio existem vários lugares bacanas de se conhecer, basta querer!!

    Bem lembrado Bia, quero muito conhecer o Teatro, ainda mais depois dessa reforma! Deve ter ficado ainda mais lindo!!!


    Beijos

    Tici

    ResponderExcluir
  10. Cunhada mt bom o post , quero convencer o gu ir no Mirante Dona Marta , ja conhecia por fotos de uma amiga minha , afora fiquei com mais vontade ainda!!!

    ResponderExcluir
  11. Parece que estou revivendo o meu curso de Turismo hahahahahcom as aulas práticas por todo o Rio de Janeiro. Não esqueçam a Floresta da Tijuca que também vale a pena conhecer.Quem tiver oportunidade façam um tour pelo Rio para conhecer os pontos turísticos e históricos.
    Tici seu Blog está lindo e muito bem elaborado nos textos.
    Parabaéns mais uma vez!!
    bjs Te amo
    mãe

    ResponderExcluir