terça-feira, 26 de julho de 2011

Necessário para.... Viver II

Hoje, dia 26 de Julho é comemorado o dia dos avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Os avós são pais duas vezes, em sua maioria, ajudam na educação e nos cuidados dos netos, mas, como bons avós, estragam os netos com muitos mimos e vontades.

Eu tenho muito orgulho em dizer: "Fui criada por vó!"
Filha de pais separados, minha mãe trabalhava no Centro do Rio, então saia bem cedo e chegava à tardinha. Enquanto isso, minha avó Samaritana curava sua tristeza da perda do meu avô Jobe, cuidando de mim e meus irmãos.

Não só minha avó Samaritana, mas como meus avós paternos Maria de Almeida Couto (Lia) e Dr. Thales do Couto contribuíram muito para a minha formação como pessoa, como filha, como mulher, e quem sabe um dia poderei dizer como esposa e mãe.

Minha avó Tana, como é chamada, está comigo desde o meu nascimento. Ela é uma pessoa muito especial na minha vida, é de fato uma segunda mãe, esteve mais presente em minha vida do que minha mãe, devido a sua vida atribulada de mulher moderna, que tem filhos e trabalha.
Ela até hoje se preocupa, não só comigo,  mas também com meus irmãos, inclusive com a minha irmã Melissa, já casada.
Ela sempre cuidou dos afazeres da casa, além de nos buscar na escola, ensinar os deveres de casa, cuidava da gente quando ficávamos doentes, ficava acordada esperando a gente chegar das festinhas... enfim, uma mãe! (não desmerecendo a minha mãe, hien)

Eu e minha avó Samaritana

Minha avó Lia (que Deus a tenha) era um exemplo de mãe e esposa! Passei a ter mais contato com ela quando cresci. Lembro-me da época de colégio que eu ia sempre lanchar na casa dela, e, lá estava a vó me esperando com nescau e o bolo de laranja que eu amoooo!!!
Ah, e sempre me dava dinheiro de passagem, nunca deixava eu voltar à pé para casa....
Depois quando comecei a trabalhar, todos os dias eu almoçava com ela e meu avô Thales.
Infelizmente, há dois anos ela se foi, mas sei que do céu ela nos guarda e nos protege.

Vó Lia e Vô Thales


Meu avô Thales, mais conhecido como o "doutor", esse me ensinou o valor do trabalho e da solidariedade.
Médico há quase 60 anos, já passou por vários cargos importantes, como, diretor geral de hospital, prefeito de Nilópolis, enfim, mas o que nos dá mais prazer de vê-lo fazer é a assistência aos menos favorecidos.
Se fosse para ele cobrar cada consulta que faz era para ele estar rico!!! Mas, como ele diz até hoje, quando falamos que ele precisa parar de trabalhar por causa da idade, afinal ele está com 89 ano, né, ele diz: "Eu fiz um juramento na minha formatura e vou cumpri-lo até o fim da minha vida!"

Vô Thales e família

E por fim, meu avô Jobe (que Deus o tenha, também) infelizmente passei pouco tempo com ele, apenas três anos. Ele se foi e eu era uma criança e pouco lembro. Mas fico muito feliz em ouvir as histórias que meus pais e minha avó Tana contam.... de fato ele também era um avô babão e que nos amava muito.

Vó Tana, eu e Vô Jobe

O post de hoje é uma homenagem aos meus avós presentes, principalmente para o meu avô Thales que se encontra hospitalizado, com um quadro clínico não muito agradável.
Mas sei que ele tem muita vontade de viver e não perderá nunca as esperanças de mais um dia com sua família.

Vô, melhora logo para que você volte o mais rápido possível para os braços de sua família!


Amo vocês vó Tana e vô Thales!!!

  


Família Machado


Família Couto


Beijos,
Tici

6 comentários:

  1. Tici!!
    Chorei lendo o que vc postou hoje,lembrei bastante da minha vó,não tem um dia que eu não me lembre dela asim com sua vó tana tbm fui criada por ela (eu e meus irmãos).Bjos a todos os avós!!!!

    ResponderExcluir
  2. Regina Carvalho Machado26 de julho de 2011 às 22:14

    Filha!!!!
    homenagem linda a seus avós mais uma vez te parabenizo pelo lindo e emocionante texto. Lembro também muito bem dos meus avós maternos meu docinho a vó Deborah conhecida como "vó dedeca" meu vô Arnaldo um pouco fechado mais como uma história de vida até engraçada kkkk minha bisa foi encontrar com seu marido na Alemanha depois passaram pela França a bisa já grávida e meu avô nasceu no Pará (Brasil) kkkkk de olhos lindos duas bilhas azuis e ninguem o puxou a não ser meu tio Italo. Minha vó Adelaide (vó Nenem) convivi desde pequenina também ensinou a todos os netos a mexer com um baralho...hj todos jogam um buraquinho kkkkk meu avô Antônio não conheci mais minha mãe sempre dizia ser autoritário era militar né....pois bem o que tenho a dizer sobre o dia das vovós que todas sejam abençoadas por DEUS e que um dia quem sabe vou fazer parte e ganhar os parabéns também kkkkk.
    BEIJOS A TODAS AS VOVÓS!!!!!!!!
    Bjs Regina (mãe)

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Tici. Fiquei emocionada, meus avos maternos que me criaram, e infelizmente eu perdi meu avô há exatamente 4 meses, então esse texto além de dizer muita coisa, me emociona muito. Feliz é aquele que tem contato com seus avos e dá o devido valor que eles merecem, eu amo a minha vó loucamente e não posso vê-la que já começo a agarrá-la é muito amor ;)
    Pode ter certeza que jájá seu avô sairá do hospital e você poderá dar um belo abraço. Beijao

    ResponderExcluir
  4. Flávia,

    É muito bom relembrar esses momentos, né?! mesmo que nos deixem triste!

    mãe, são muito engraçadas as histórias dos bisas!!!

    E Belle,
    obrigada pelo elogio!!!
    Não sabia que vc tinha perdido seu avô recentemente!!! Meus sentimentos!!
    Mas agora vc precisa ficar ao lado da sua avó!!! Eles sentem muito, ainda mais na idade que estão!!!

    E quanto ao meu avô espero mesmo que ele melhore logo, e saia bem rapidinho do hospital!!! Afinal, dia dos pais já está pertinho!!!!

    beijos a tds!

    ResponderExcluir
  5. Regina Carvalho Machado27 de julho de 2011 às 22:54

    E como hj é dia do pediatra....Parabéns Vô Thales pelo seu dia especial....rezando para sair rapidin do hospital.

    ResponderExcluir
  6. 02/08...seria níver da Vó Lia!!!!!!! SAUDADES ETERNAS!!!!!!!

    ResponderExcluir